sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O que é dança ?

Se o título desse post sugere que eu vá responder à pergunta por ele introduzida, já agora eu digo que não. Seria pretencioso respondê-la. Mas é possível discorrer sobre esse assunto de forma ao mesmo tempo profunda e não exaustiva. Aliás, vou mudar o foco da pergunta para o seguinte: de quê é feita a dança?

Quais os materiais utilizados nessa construção? Isso traduz melhor a idéia que passa em minha mente. E adianto, é possível fazer uma casa de madeira, assim como de cimento ou ainda de pedras. É possível telhas de barro, ou outros materiais. Uma casa pode ter mais de um andar. Pode abrigar uma família ou algumas várias. Uma casa pode ter as paredes revestidas de tinta, papel-parede, tecidos, quadros, texturas; os quais podem ser coloridos, de tons pastéis, cores fortes, ou ainda reproduzir paisagens e a natureza.

É dessa complexidade, dessa variedade que é feita a dança. É dessa diversidade material que ela se compõe.

A dança incorpora de modo muito marcante a cultura de um povo. Nela é possível ver a tradição, os costumes, os valores, os princípios, a filosofia daqueles que, através dela, se expressam. Esse é o cimento primordial em sua constituição (nível 1). E a esse aspecto fundamental cabe muitos e muitos posts. Vou pular para a decoração. =)

Há pessoas que cospem fogo enquanto dançam. Há pessoas que dançam equilibrando uma espada. Há pessoas que dançam saltando e há as que dançam "paradas". Esses aspectos seriam o revestimento da dança (nível 2), a roupagem sobreposta aos aspectos fundamentais. Para além desses, há ainda os adereços e detalhes inseridos na composição (nível 3), como se fossem a maquiagem ou os adornos que dão o toque final em uma dança verdadeiramente bem elaborada. Fique claro: uma pessoa que faz um solo vestida apenas com um colã, pode conter todos os elementos constituintes supracitados; é uma questão delicada e complexa o ato de determinar essas partes em um todo. E nem sempre essa determinação é visualmente possível.

A seguir, faço uma breve listagem do que chamei "elementos de revestimento". É possível fazer uma pequena enumeração desses "papéis de parede", distinguindo alguns elementos básicos de construção e caracterização da dança em suas diferentes vertentes. A lista a seguir não é completa, nem poderia ser. É apenas a determinação de alguns elementos constituintes. Uma mesma dança pode usar vários desses elementos em conjunto, como pode ser observado nos vídeos que seguem.

Classificação da Dança por Elementos Constitutivos de Nível 2

  • Dança Acrobática: É a inserção de elementos de acrobacia, flexibilidade, força e equilíbrio como os pontos marcantes da dança.
  • Dança Teatralizada: Possui cenário, história, dramatização, atos. É uma história contada por meio da dança.
  • Dança Ritualística: Ou sagrada. Para alguns povos, a dança é um elemento religioso, e seu uso pode ser parte se um ritual ou mesmo o ritual em si. Muitas danças que hoje não são mais ritualísticas podem ter surgido dessa forma.
  • Dança Solo: O nome já diz. Uma única pessoa dança, e por isso a liberdade de execução é maior.
  • Dança em Dupla: Acrescenta elementos importantes na dança solo. A dança em dupla permite uma variedade que não é possível na dança solo.
  • Dança em Grupo: Pode ter formas muito variadas de execução. O grupo pode dançar sincronamente ou assincronamente. Geralmente há formação de formas geométricas abertas ou fechadas.
  • Dança Coreografada: Os movimentos da dança foram previamente estabelecidos.
  • Dança Livre (ou improvisada): Não gosto de chamar esse elemento de "improvisação", porque pode, equivocadamente, dar a idéia de que é algo mal-feito ou feito de "qualquer jeito". A dança livre é uma movimentação sem o prévio estabelecimento dos movimentos. É a dança que não foi coreografada, mas não quer dizer que não tenha técnica apurada.
  • Dança Tradicional/Regionalizada: É aquela que remete a características regionais, que possuem uma história por traz de sua constituição
  • Dança Extracorpórea: Usa elementos acessórios, que vão além do corpo, que são de fora do corpo. Qualquer tipo de acessório caracteriza uma dança extracorpórea, como por exemplo: velas, lenços, bastões, chapéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário